terça-feira, 4 de outubro de 2011

Yom Kippur


Yom Kippur – 08 de Outubro/2011
O DIA DA EXPIAÇÃO
Yom Kippur é o dia mais sagrado do ano judaico, e fornece uma visão profética sobre a segunda vinda de Mashiach, a restauração da nação de Israel, eo julgamento final do mundo. É também um dia que revela o trabalho sacerdotal do Mashiach Yeshua como nosso Kohen Gadol (Sumo Sacerdote), segundo a ordem de Malki-Tsedek ( Hebreus 5:10, 6:20 ). O nome bíblico para o dia da Expiação é Yom Kippurim, que significa "o dia da cobertura, cancelamento, perdão, reconciliação". Yom Kippur foi a única vez quando o sumo sacerdote podia entrar no Santo dos Santos e invocar o nome de YHVH para oferecer sacrifício de sangue pelos pecados do povo. Esta "vida por vida" princípio é a base do sistema de sacrifícios e marcou o grande dia de intercessão feita pelo Sumo Sacerdote, em nome de Israel.No judaísmo rabínico, Yom Kippur marca o clímax do período de 10 dias de arrependimento chamado de "Dias de Temor", ou yamim nora'im ( יָמִים נוֹרָאִים ). No calendário hebreu, Erev Yom Kippur começa no anoitecer do dia 9 e continua Tishri 25 horas durante o dia seguinte até o anoitecer. É um dia solene marcada por jejum completo, a oração, e serviços de sinagoga adicionais. De acordo com os sábios judeus, foi em Tishri 10, que Moisés desceu do Sinai tendo o dez mandamentos , depois que Deus havia perdoado Israel para adorar o Bezerro de ouro. Isso explica por que os judeus ortodoxos começam a "Temporada de teshuvá" começando com Elul 1 e contínua, passando Tishri 10 - para os 40 dias que Moisés estava no monte recebendo os dez mandamentos. Aqui também encontramos o primeiro indício do Livro da Vida (ver Rosh Hashaná ), quando Moisés pediu para ser atingida a partir de "Livro de ter escrito" se Deus não faria expiação por seu povo ( Êx. 32:32-3 ). A vontade de Moisés para ser "retirado do livro" em nome do povo é uma imagem poderosa do papel de mediador deYeshua ha-Mashiach ( Heb. 09:15 ).
A refeição antes do Yom Kippur
Yom Kippur O jejum começa uma hora
 antes do pôr do sol de Tishri 9, e tem a duração de 25 horas, até que uma hora do pôr do sol passado em Tishri 10 ( Lev. 23:32 ). O estado sábios que "afligem a alma" (, jejum, etc) não é efectuada a nos punir por nossos pecados, mas sim para nos ajudar a focar-se inteiramente do nosso lado espiritual. Na verdade, a palavra hebraica para usado para "afligir" ( עָנָה ) significa para si mesmo humilde .

Jesus - Nova aliança
Um dos papéis do nosso amado Mashiach Yeshua (Jesus Cristo) é a de Kohen HaGadol (Sumo Sacerdote), que ofereceu verdadeira kapparah [expiação] pelos nossos pecados, oferecendo o seu próprio sangue no Santo dos Santos feita sem as mãos.Como está escrito na carta de Hebreus:Por isso, santos irmãos, vocês que compartilham de uma vocação celestial, considerai Jesus, o apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, que foi fiel a ele que o nomeou, assim como Moisés também foi fiel em toda a casa de Deus.(Hebreus 3:1-2)
A Importância de um sacrifício de sangue
Em Levítico 17:11 está escrito:"Porque a vida da carne está no sangue, e dei para você no altar para expiar
(l'kapeir) para as vossas almas, pois é o sangue que faz expiação (y'khapheir) pela vida. "Um sacrifício de sangue é exigido pelo Senhor, por causa do pecado. Levítico 17:11 concorda com o ensino em Hebreus 9:22: "sem derramamento de sangue não há remissão." No artigo 5 é igualmente escrito: "Não há expiação sem sangue". O derramamento de sangue substitutivo, a "vida-de-vida". Yeshua ofereceu Seu próprio corpo para ser o sacrifício perfeito pelos pecados. Pelo Seu sangue derramado nos é dado a expiação completa antes de Adonai. O sistema levítico de sacrifícios de animais, incluindo a elaboração de ritual do Yom Kippur, era para prefigurar o sacrifício verdadeiro e permanente de Yeshua como o meio de nossa reconciliação com Deus. O Yeshanah B'rit(Antiga Aliança) fornece uma sombra da substância revelada no Chadashah B'rit (Nova Aliança). Se a antiga aliança tinha sido suficiente para fornecer uma solução permanente para o problema do nosso pecado, nunca teria havido necessidade de uma nova aliança de substituir a ele ( Hebreus 08:07 ). Sob a antiga aliança, os sacrifícios apenas "coberto" pecados , mas sob a nova aliança, esses pecados são tomadas totalmente afastado (Hebreus 7:27, 9:12, 9:25-28 ). Não há mais necessidade de sacrifícios contínuos, uma vez que Yeshua, desde que o uma vez-e-para-todos sacrifício para todos os nossos pecados (Hebreus 9:11-14; 9:24-28; 10:11-20 ). De fato, Yeshua ha-Mashiach é a "propiciação" ou "expiação" pelos nossos pecados.  O Messias entrou, não em santuário feito por mãos, que são cópias das coisas verdadeiras, porém no mesmo céu, para agora comparecer na presença de Deus em nosso favor. Nem foi oferecer-se repetidamente, como o sumo sacerdote entra no santuário todos os anos com sangue alheio, pois então ele teria de sofrer várias vezes desde a fundação do mundo. Mas como ele é, ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo ...Então, Messias, tendo sido oferecido uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, não para lidar com o pecado, mas para salvar aqueles que estão esperando ansiosamente por ele. (Hebreus 9:24-ss) Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados. (Hebreus 10:14)O cumprimento futuro Assim como Rosh Hashaná revela o que vem do tempo do Julgamento e do arrebatamento da Mashiach kehillat (igreja de Cristo), Yom Kippur profeticamente imagens do Dia do Senhor ou Dia do Juízo na HaYamim Acharit [últimos dias]. Após o julgamento das nações durante a Grande Tribulação, a nação de Israel será totalmente restaurado para o Senhor e os seus pecados serão expurgados (cf. Mateus 24 ). Na verdade, nosso Mashiach amado um dia retornarão a Israel, limpar seu templo, restaurar a Si mesmo, e estabelecer o Seu reino glorioso.  Seu Reino venha rapidamente, e em nossos dias. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário