terça-feira, 22 de março de 2011

Rede de jovens


Como ser um jovem de honra para essa geração.

Ninguém o despreze pelo fato de ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza. I Timóteo 4:12(NVI).

Essa carta Paulo escreve a Timóteo dando instruções para apascentar a igreja de Éfeso. Timóteo era jovem e já estava cuidando de uma igreja. E hoje também Deus quer usar os jovens para apascentar seu rebanho e ganhar as multidões.

Nesse versículo Paulo ensina que há uma forma do jovem não ser desprezado, nem mesmo pelos mais velhos. Uma igreja não é feita só de jovens. Timóteo apascentou homens, mulheres, jovens: pessoas de diferentes idades e culturas. Deus quer nos usar para influenciar pessoas, independente da sua idade. Você pode ser usado para transformar famílias, casamentos, empresários, cidades e nações.

Como ser um jovem de honra?

1) Tornando-se um padrão para os fiéis

Padrão fala de modelo, referência, tipo. Não quer dizer que tudo tem que ser igual, não é cópia. Existe um padrão para carros, mas nem todos os carros são iguais. Paulo estava ensinando isso para Timóteo. Ele não precisava ser uma cópia ambulante de Paulo na maneira de vestir e falar. Poderia ser diferente, mas não nos princípios e no caráter. Existem coisas que não mudam e que todos precisam ter: princípio, caráter e santidade.
Deus nos chamou para sermos um padrão para essa geração. Note que Paulo diz "Padrão para os fiéis". Ele não diz padrão para os infiéis e é nisso que está o segredo, pois o mundo já escolheu o seu modelo e não adianta querer que uma pessoa descrente nos veja como um padrão. Não podemos competir com os modelos de vida que o mundo estabeleceu: as "celebridades". Na maioria das vezes, as celebridades têm uma vida confusa e sem princípios, mas é o que qualquer jovem do mundo deseja - ser como eles são e ter o que eles têm.
A dica então é: Primeiro eu tiro as pessoas do mundo para depois me tornar um padrão para elas. E é exatamente onde erramos, pois queremos que as pessoas nos vejam como modelo e elas ainda estão onde o padrão de vida já está estabelecido.

2) Cinco diferenças que nos honram

Palavra
Procedimento
Amor

Pureza

Paulo fala para Timóteo que o exemplo, o padrão, o modelo está baseado nesses cinco itens.

"O QUE SAI DA NOSSA BOCA DETERMINA O QUE SOMOS" - A bíblia diz que a boca fala do que está cheio o coração, e também que nossa palavra precisa ser sim,sim e não,não e o que passar disso vem do maligno. Há muitos jovens fiéis, mas com a linguagem completamente comprometida e corrompida. A diferença de um fiel está na boca. Nossa palavra precisa ser limpa e direcionada, sem sujeiras e confusão.

Talvez suas palavras não têm chegado a lugar algum, pois está confusa e sua voz distorcida. Até mesmo quando oramos, precisamos avaliar o que sai da nossa boca e sermos claros com Deus.

"AQUILO QUE FALAMOS É VISUALIZADO NO QUE FAZEMOS" - Procedimento fala de atitude, de comportamento. Não é apenas um discurso, mas sim uma ação.

É preciso viver o que se prega. Jovem não precisa de discurso, precisa de um modelo. Jesus sempre confrontava os fariseus, pois eles falavam uma coisa e viviam outras. Cumpriam uma parte da lei, mas se esqueciam das outras.

Que o seu proceder seja um modelo para os fiéis. Existe uma música do "Fruto Sagrado" que diz: "O que a gente faz fala muito mais do que só falar". Seja um jovem de atitude e não só de palavra.
"NÃO EXISTE RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS SEM AMOR" - Amor e relacionamento estão interligados. Não adianta dizer que amo se eu não me relaciono. Amor não é só um sentimento, mas uma ação e essa ação se chama SERVIR. Muitos querem ser servidos, mas poucos querem servir. Servir é sair do conforto, e isso é amor. Até mesmo no meio dos fiéis o amor está deturpado. A maioria quer ser alimentada nas células, nos cultos, mas não quer alimentar ninguém. Não quer ter sua célula, não quer fazer evangelismo e pregar a palavra de Deus. Em I João 3:18 fala que não devemos amar de palavra e nem de língua, mas de fato e de verdade. Eu demonstro o meu amor por Deus quando amo meu irmão.
"A FÉ ME FAZ ANDAR SOBRE AS ÁGUAS" - fé é algo sobrenatural, é acreditar quando ninguém acredita. A fé tira da multidão e nos faz alguém incomum. Quer ser um Padrão dos fiéis? Seja um jovem de fé!
Enquanto Pedro focou na palavra de Jesus, ele andou sobre as águas, experimentou o sobrenatural, saiu do comum, do natural, do óbvio. Mas quando seu foco foi a força do vento ele começou a afundar. Muitos jovens estão afundando em diversas áreas, pois lhes falta a fé.
"SANTIDADE É UMA DECISÃO E NÃO UMA OPÇÃO" - O apóstolo fala de pureza. Pureza é não estar contaminado, envenenado, e isso é ser santo. A santidade está ligada a obediência, e em relação a obediência é preciso ser radical. Eva não foi radical e a serpente a envenenou. Adão não foi radical e o veneno que estava em Eva o contaminou também. Não é só o diabo, a serpente que pode roubar sua santidade, mas pessoas contaminadas podem também te envenenar.
Decida ser santo e se torne um JOVEM DE HONRA, onde ninguém o desprezará e o verá como PADRÃO DOS FIÉIS NESSA GERAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário